11 de novembro de 2022

Aula Aberta online do Curso Internacional sobre Saúde Digital e Design Participativo

Por Angélica Baptista Silva

O curso presencial  ‘Design participativo e coprodução nas inovações em saúde digital – Colaboração Transatlântica Brasil-Dinamarca’ contará com alunos de  11 cidades no território brasileiro, que se inscreveram no Campus Virtual Fiocruz. No curso, realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), serão apresentadas técnicas e métodos para ampliar o envolvimento do usuário na concepção de futuros cuidados e serviços de saúde, tendo como principal foco o Design Participativo (DP).

A mesa de abertura  do dia 16/11 ocorrerá na Inovateca, localizada no Parque Tecnológico da UFRJ – R. Aloísio Teixeira, 564 – Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ, 21941-850. Haverá aula aberta com a Dra. Mette Juel Rothman, Professora  Associada da Universidade do Sul da Dinamarca e Mesa de Abertura do Curso Internacional com os professores Marcos Besseman, DIHS/ENSP; Mariana C. Souza, PG-EBS/IOC; Claudia Pernencar, PICTIS/Fiocruz/Universidade Nova de Lisboa – dia 16/11, 13h10 (horário de Brasília, DF, GMT-3).

O acesso à Inovateca da UFRJ é pelo ônibus interno 4

As aulas nos dias 17 e 18 de novembro acontecerão no Centro de Estudos Estratégicos, na Fiocruz. O endereço é Av. Brasil, nº 4036 (Prédio da Expansão, 10º Andar – sala 1001), Manguinhos – Rio de Janeiro. O curso será em Inglês, sem tradução simultânea, com o auxílio de monitores para cerca de 30 alunos oriundos de várias regiões do Brasil.

Mette Juel Rothmann, enfermeira  e Líder do programa de cuidados com diabetes, envolvimento do usuário e do público com tecnologia no Steno Diabetes Center Odense, estará lecionando durante os três dias. A iniciativa conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, do Programa de Pós-Graduação Saúde Pública-Mestrado Profissional da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e do CIMT – Centre for Innovative Medical technology at Odense University Hospital/ University Of Southern Denmark, onde Mette é pesquisadora sênior.

Transmissão online da MESA DE ABERTURA pelo YouTube da ENSP https://www.youtube.com/user/enspcci

Veja mais no Informe ENSP