10 de novembro de 2022

Dia Mundial da Usabilidade: Nossa saúde

Por Equipe de Comunicação

O tema do Dia Mundial da Usabilidade deste ano é “Nossa Saúde”, que aborda a usabilidade em saúde e registros eletrônicos de saúde.

O data tem como objetivo promover a tecnologia mais inclusiva para todos, educando as pessoas sobre a importância da usabilidade. Cerca de 15% da população mundial, ou mais de um bilhão de pessoas, apresenta algum tipo de deficiência. Isso significa que a tecnologia que não é acessível excluirá cerca de três em cada 20 pessoas.

História do Dia Mundial da Usabilidade

O Dia Mundial da Usabilidade foi fundado em 2005 pela User Experience Professionals Association. No entanto, a ideia de usabilidade vai muito além disso.

De fato, alguns dos princípios básicos de usabilidade e design de experiência do usuário podem ser rastreados até a antiga arte chinesa do Feng Shui. Feng Shui tem tudo a ver com organizar edifícios, objetos e espaço para criar um espaço que não seja apenas bonito, mas equilibrado, harmonioso e fácil de usar – que é a base do design da experiência do usuário.

O termo “experiência do usuário” como o conhecemos hoje foi cunhado em 1993 pelo psicólogo cognitivo Don Norman na Apple Computer. Norman passou a escrever vários livros sobre design de tecnologia centrado no usuário e experiência do usuário, ou “UX” para abreviar.

A ideia de UX percorreu um longo caminho desde então, com inovações como inteligência artificial, interfaces de usuário de voz, design universal e tecnologia assistiva. No entanto, os princípios básicos de projetar para o usuário – não para o sistema – permanecem os mesmos hoje.

Tema 2022: “Nossa Saúde”

Durante a pandemia, a telessaúde tornou-se uma tábua de salvação crítica, permitindo que as pessoas pudessem “ver” seu médico ou prestador de serviços sem entrar no consultório. Quase metade (46%) dos pacientes relatou usar a telessaúde para substituir as consultas de saúde canceladas durante a pandemia, e três quartos (76%) disseram que provavelmente continuariam usando a telessaúde no futuro. A telessaúde, juntamente com outras tecnologias de saúde, como os registros eletrônicos e dispositivos vestíveis são promessas para melhorar o acesso e a qualidade do atendimento. No entanto, atingir esses objetivos exigirá um foco contínuo na usabilidade e acessibilidade.

#WorldUsabilityDay #UsabilityDay #GoodDesign #usabilitytesting #usability #WorldUsabilityDay2022 #UsabilityDay2022 #WUD #WUD2022