Espaço Cidadão
Definição
A telessaúde é caracterizada pelo uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) para atividades a distância relacionadas a saúde em seus diversos níveis (primário, secundário e terciário), possibilitando a interação entre profissionais de saúde ou entre estes e seus pacientes, bem como o acesso remoto a recursos de apoio diagnósticos ou até mesmo terapêuticos.
Principais modalidades
Quando falamos em telessaúde, precisamos entender que existem diversas formas de atuação, e que cada uma delas tem a sua particularidade. Vamos aprender um pouco sobre essas modalidades e suas aplicações práticas?
Teleconsulta
A teleconsulta é a realização de consulta médica (ou por outro profissional de saúde) a distância, por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Em geral, essa modalidade de atendimento é realizada com o paciente em casa, utilizando seu próprio equipamento como celulares, tablets ou notebooks. Contudo, ela também pode ser realizada dentro de Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais, ambulatórios e clínicas. A grande vantagem da teleconsulta é a sua comodidade e segurança, evitando deslocamento desnecessários e acelerando o acesso a especialidades médicas e não médicas.
Teleconsultoria/Teleinterconsulta
Essa modalidade se trata de uma consulta registrada e realizada entre profissionais e gestores da área de saúde com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho, podendo ser síncrona, realizada em tempo real, geralmente por web, videoconferência ou telefone; ou assíncrona, realizada por meio de mensagens offline. Essa forma de atendimento é muito comum em hospitais, setores de urgência e emergência, enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Telediagnóstico
Serviço que utiliza as TICs para realizar serviços de Apoio ao Diagnóstico através de distâncias geográficas e/ou temporais, incluindo diversos subtipos como Telerradiologia, Tele-eletrocardiograma, Tele-eletroencefalograma, Tele-espirometria, Telepatologia e outros, geralmente de forma assíncrona.
Telecirurgia
A telecirurgia é a realização, a distância, de cirurgia (ou procedimento) por um cirurgião, por meio de um sistema robótico; conhecida como cirurgia remota (remote surgery). Ainda é um procedimento muito pouco utilizado no Brasil e no mundo, mas com a chegada da tecnologia 5g, pode ser possível a disseminação dessa modalidade.
Telemonitoramento
Essa modalidade se trata do monitoramento a distância de parâmetros de saúde e/ou doença de pacientes por meio de TICs, incluindo a coleta de dados clínicos do paciente, sua transmissão, processamento e manejo, realizado por um profissional de saúde por meio de um sistema eletrônico.
Teleducação
São conferências, aulas, cursos, ou disponibilização de objetos de aprendizagem interativos sobre temas relacionados à saúde ministrados a distância por meio de TICs. É uma das formas de telessaúde mais utilizadas no Brasil e uma das mais antigas.
Gostaram do conteúdo?
Em breve iremos trazer mais informações relevantes sobre telessaúde e saúde digital aqui nesse canal pra vocês!