17 de maio de 2023

ChatGPT: Centro de Estudos discute implicações para a informação e comunicação em Saúde

Por Angélica Baptista Silva

O Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) convida para seu próximo seminário: ChatGPT e suas implicações na informação e comunicação em Saúde. O evento vai ao ar nesta sexta-feira, 19/5, às 14h, pelo canal da VideoSaúde Distribuidora.

Neste encontro, receberão a pesquisadora Ana Regina Rego, professora titular da Universidade Federal do Piauí e coordenadora da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), como palestrante da sessão. Como debatedor, terá a participação de João Carlos Caribé, consultor, professor e divulgador científico nas áreas de tecnologia, comunicação e informação. A mediação da sessão será de Jefferson Lima, do Icict/Fiocruz.

Segundo os organizadores, o objetivo do seminário é abordar um dos principais debate do momento, em torno do uso de ferramentas de Inteligência Artificial. Atualmente, a mais conhecida é o ChatGPT – um mecanismo de consultas, lançado em novembro de 2022, pela OpenAI, startup de pesquisa de aprendizado de máquina (machine learning), fundada por Elon Musk.

Desde à produção de textos, códigos de programação, dentre outros, o ChatGPT é um sistema modelado para interagir com os usuários, segundo seus criados, de modo conversacional. Nesse modelo, é possível obter conteúdos e acesso a informações que podem parecer convincentes, mas alguns pesquisadores alertam que ainda podem haver vieses e inconsistências nessas respostas.

Para acessar o seminário clique aqui