19 de janeiro de 2023

UFMT cria robô para auxiliar tratamento com crianças autistas

Por Angélica Baptista Silva

O robô Otto está sendo desenvolvido por professoras da Universidade Federal de Mato Grosso, para auxiliar nas sessões de terapia de crianças com TEA – Transtorno de Espectro Autista.

O robô de aproximadamente 24 centímetros tem características físicas de um personagem de desenho infantil. Otto é capaz de falar números, letras do alfabeto e formar 170 frases variadas, usando vocabulário do cotidiano das crianças e demonstrações de afeto, como explica a professora Thais Kempner, uma das responsáveis pela confecção do robô.

Como as crianças com autismo tem dificuldade em manter o foco, o robô será usado para intermediar o processo terapêutico entre as psicólogas e fonoaudiólogas e a criança, levando à melhorias no comportamento, aprendizagem e interação social.

O primeiro protótipo foi doado para o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa, em Cuiabá, capital do Mato Grosso. Kempner conta que após essa etapa de validação junto aos terapeutas do Centro de Reabilitação, as responsáveis irão aperfeiçoar o robô Otto de acordo com as avaliações dos profissionais e dos pacientes.

A nova etapa contará com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. Vão participar do projeto outras três graduandas mulheres e duas alunas do ensino médio, visando a inclusão feminina nesta área tecnológica.

*Com supervisão de Nádia Faggiani.

Saúde Brasília 26/09/2022 – 13:13 Nádia Faggiani / Guilherme Strozi Eduardo Cupertino* – Estagiário da Rádio Nacional robô autismo Crianças Tratamento UFMT segunda-feira, 26 Setembro, 2022 – 13:13 118:00