23 de setembro de 2022

Dia Internacional da Língua de Sinais

Por Equipe de Comunicação

A data é um marco na representatividade e na inclusão das pessoas surdas

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 23 de setembro como o Dia Internacional das Línguas de Sinais. A data é um marco na representatividade e na inclusão das pessoas surdas que foi celebrada pela primeira vez em 2018. É uma homenagem ao dia em que a Federação Mundial das pessoas surdas foi criada em 1951. No Brasil, desde 2022, 24 de abril é reconhecido como o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais.

A Libras se tornou uma ferramenta essencial para a inclusão de pessoas surdas e mudas, tendo várias iniciativas aprovadas e debatidas no Senado Federal. Projetos de Lei seguem nas comissões do Senado para serem aprovados, como por exemplo:

  • o acompanhamento de um intérprete de libras em plenários e sessões de julgamento para o acusado com deficiência;
  • intérpretes de libras disponíveis para atendimentos em hospitais públicos ou privados;
  • intérpretes de libras para atendimentos em repartições públicas, instituições financeiras e concessionárias de serviços públicos;
  • e a inclusão de libras na grade curricular da educação básica.

As pessoas surdas ou com deficiência auditiva significativa e as pessoas com deficiências de comunicação, como mutismo e mudez, têm nas libras uma ferramenta importantíssima para participar da sociedade, mas dependem da difusão desse conhecimento para que a sua comunicação seja eficaz.

A inserção da Libras no cotidiano dos brasileiros é mais uma tentativa de popularizar a linguagem e incluir as  pessoas surdas e mudas que precisam desse recurso para se comunicar de forma eficaz; e colocar o Brasil em consonância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que defende uma sociedade sem discriminação e com ampla inclusão de todos.

Conheça o projeto SisTHA

O SisTHA é um sistema web gratuito de apoio ao treinamento das habilidades auditivas para usuários de aparelho auditivo e de implante coclear. São considerados aspectos do processamento auditivo como detecção, discriminação, reconhecimento e compreensão. O treinamento oferecido auxilia a melhorar as habilidades auditivas, ou seja, a melhorar “o que a pessoa entende com que ela escuta”.

SisTHA é um sistema para ser usado de qualquer lugar, de qualquer equipamento que tenha acesso à internet e uma boa saída de áudio/som. Nesta versão utiliza-se o microfone do equipamento do usuário. É possível acessar nos horários em que for mais conveniente. É gratuito, ou seja, sem qualquer taxa de uso. Os dados coletados são utilizados estritamente para oferecer um treinamento auditivo adaptado às necessidades e para avaliar seu impacto.

Este sistema não substitui a assistência de fonoaudiólogos e outros profissionais que auxiliam no treinamento das habilidades auditivas. Oferece um apoio coadjuvante na recuperação das habilidades auditivas, por isso não se restringe a usuários de aparelho auditivo. Seu uso apresenta impacto positivo quanto às habilidades auditivas comprovado por meio de pesquisa científica.

Atenção: O SisTHA não é um portal comercial. Não oferece consultoria sobre o uso e a comercialização de aparelhos auditivos. Não há propagandas e os dados da pesquisa não são compartilhados nem comercializados.

Site do Projeto: https://sistha.com.br/