25 de maio de 2022

Dinamarca lança base de dados telemedicina baseada em evidências em ambiente hospitalar

Por Angélica Baptista Silva

O website apresenta uma base de dados na qual são avaliados e catalogados artigos científicos sobre telemedicina e soluções de saúde digital. O recurso foi desenvolvido por especialistas em avaliação tecnológica em saúde do Centre for Innovative Medical Technology (CIMT), um centro de inovação e pesquisa filiado ao Hospital Universitário de Odense (OUH) e a Universidade do Sudeste da Dinamarca (SDU). Consulte a ferramenta na nossa página de PESQUISA.

O objetivo é fornecer uma visão geral das soluções de telemedicina relevantes e seus efeitos. A base de dados do site pode ser pesquisada utilizando os critérios especialidade médica, país, tecnologia, efeito clínico, experiência do paciente e efeito econômico. O site é uma plataforma para compartilhar conhecimento e inspiração para hospitais e outros interessados ​​em telemedicina baseada em evidências.

Contexto
A pandemia de COVID-19 resultou em um aumento do uso de soluções digitais no sistema de saúde para minimizar o contato físico entre pacientes e profissionais de saúde. O setor de saúde é incentivado a manter essa tendência – não apenas durante a pandemia, mas também no futuro para enfrentar outros desafios de saúde pública.

Além disso, a diretriz orçamentária de 2019 entre o governo dinamarquês e as regiões dinamarquesas introduz um novo esquema de financiamento que enfatiza o aumento do uso de tecnologias digitais de saúde, incluindo a telemedicina. Isso significa que os departamentos hospitalares devem aumentar a proporção de programas virtuais e implementar soluções digitais para receber um bom financiamento.

Conceito
Neste projeto, as tecnologias de saúde digital são definidas como telemedicina, mhealth e monitoramento domiciliar, onde os pacientes participam da comunicação digital em conexão com os cuidados de saúde e onde há um contato síncrono ou assíncrono entre pacientes somáticos e médicos à distância.

Métodos e Resultados
Os dados são derivados de uma pesquisa sistemática da literatura sobre estudos randomizados e estudos com grupos de controle sobre o efeito da telemedicina para pacientes em hospitais, realizada em setembro de 2019 por consultores do Center for Innovative Medical Technology (CIMT) do Odense University Hospital e da University of Southern Dinamarca.

A busca na literatura resultou em 2825 documentos. 570 artigos foram incluídos para avaliação de texto completo e um total de 331 artigos foram incluídos para extração e avaliação de dados. Tabelas com os resultados de 22 especialidades diferentes fornecem uma visão geral das tecnologias, grupos de pacientes e efeitos das soluções. A proporção de estudos que mostraram efeito clínico positivo estatisticamente significativo foi de 48% (164 artigos), enquanto 47% não apresentaram diferença estatisticamente significativa. Apenas seis artigos (2%) apresentaram efeito negativo significativo. Em 164 estudos (48%), as experiências dos pacientes foram examinadas e descritas no artigo. Os efeitos econômicos são avaliados com base na utilização de serviços de saúde descritos em 179 (53%) artigos. Destes, 93 estudos encontraram redução estatisticamente significativa no uso de um ou mais serviços de saúde.