8 de fevereiro de 2022

ISO 13131:2021

Por Equipe de Comunicação

Serviços de Telessaúde – Diretrizes para o planejamento de qualidade

ISO

ISO é a sigla de International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português. A ISO é uma entidade de padronização e normatização. Foi criada em Genebra, na Suíça em 1947. Tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, entre outros.

ISO 13131:2021

A ISO 13131 (Serviços de Telessaúde – Diretrizes para o planejamento de qualidade) fornece diretrizes globais genéricas para telessaúde e compreende um conjunto abrangente de objetivos de qualidade.

A especificação ISO/TS 13131 propõe diretrizes para a gestão financeira e de qualidade, planejamento de serviços, planejamento da força de trabalho, planejamento de assistência médica, responsabilidades da organização, instalações, tecnologia e gerenciamento de informações.

A norma 13131 descreve o número crescente de iniciativas em vários países em todo o mundo, na maior parte de pequena escala, de projetos de telemedicina, telessaúde e todas as áreas da medicina. Ainda não é claro quando convém utilizar os termos telessaúde ou telemedicina para descrever tais iniciativas, uma vez que estes termos podem ser descritos e interpretados de diferentes maneiras na ausência de um conceito unificado.

Segundo a diretriz, a telessaúde usa as tecnologias de informação e comunicação, com a finalidade de prestar assistência à saúde e transmitir a informação sobre saúde tanto em longas distâncias quanto em curtas distâncias. Como exemplo, a telessaúde pode utilizar tecnologias de informação e comunicação para transmitir vídeos, voz, dados, imagens e outros tipos de informação. Pode ser usada para conectar distâncias curtas ou longas. Também é possível que diferenças em relação a tempo sejam superadas, utilizando a comunicação assíncrona.

Diretrizes para o planejamento de qualidade:

  • Telessaúde é o uso de tecnologias de informação e comunicação para oferecer cuidados em saúde e para transmitir informações sobre saúde tanto através de distâncias longas quanto de distâncias curtas.
  • Um número crescente de iniciativas em vários países em todo o mundo, na maior parte de pequena escala, são descritas como projetos de telessaúde, telemedicina ou saúde móvel.
  • Essa especificação técnica oferece aconselhamento e recomendações sobre o desenvolvimento de objetivos referentes à qualidade e diretrizes para serviços de telessaúde que utilizam tecnologias de informação e comunicação (TICs) para a oferta de assistência à saúde, tanto através de distâncias longas, como através de distâncias curtas, usando um processo de gerenciamento de riscos.

A partir de processos de gestão de risco, derivam-se objetivos e procedimentos de qualidade que orientam a atuação dos serviços de telessaúde. Estes incluem, mas não estão limitados aos seguintes domínios:

  • gestão dos processos de qualidade de telessaúde pela organização de assistência à saúde;
  • gestão de recursos financeiros para dar suporte aos serviços de telessaúde;
  • processos relativos à equipe tais como planejamento de força de trabalho, planejamento de assistência à saúde e responsabilidades;
  • provisão de recursos de infraestrutura e instalações para serviços de telessaúde;
  • gestão de recursos de informação e tecnologia utilizados em serviços de telessaúde.

 

Referência

ISO 13131:2021 Health informatics — Telehealth services — Quality planning guidelines