22 de maio de 2023

Grupos de terapia online estão com inscrições abertas

Por Angélica Baptista Silva

Segundo o Conselho Federal de Enfermagem, o aumento nos transtornos ansiosos e depressivos é uma tendência dos últimos anos, mas atingiu patamares muito mais alarmantes após a pandemia da covid-19.

Pensando nisso, docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no sul da Bahia, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), deram início ao E-Terapias, que oferece várias modalidades de apoio psicológico e emocional.

Segundo a coordenadora do projeto, a enfermeira Rosemeire Cardoso, doutora na área de enfermagem e saúde mental, a proposta veio para dar suporte a demandas de cuidado com a saúde mental para a comunidade acadêmica e a população local.

As intervenções são divididas em modalidades, e todas as práticas são gratuitas e abertas à participação da comunidade externa.

“A gente tem um grupo pra mulheres; um grupo somente pra universitários; um grupo que trabalha meditação; um que trabalha um pouco a questão da espiritualidade. Eu tenho um grupo que é novo, que vai ser de terapia cognitivo-comportamental para pessoas com sintomas de depressão. E a TER, que é uma técnica de redução do estresse que usa exercício corporal. E a gente pretende dar continuidade ao projeto, ampliando e atuando como um polo formador dessas tecnologias na gestão de projetos como esses”.

A coordenadora ressalta que as práticas contribuíram de forma comprovada para minimizar sintomas de ansiedade, estresse e depressão dos participantes.

“Um questionário que é instrumento de pesquisa, aplicamos antes e depois e a gente conseguiu ver que a os níveis de ansiedade e estresse e depressão foram reduzidos. E a partir dessa eficácia analisada, a gente já vem pensando em aprimorar e continuar com a oferta como a que se faz agora”.

Estão sendo ofertados oito grupos terapêuticos online. As inscrições estão abertas e podem ser feita por meio do Instagram, @eterapiasuesc, mas também no site da universidade e no site do próprio projeto.