10 de março de 2023

Plataforma vai rastrear e alertar sobre surtos de doenças infecciosas

Por Angélica Baptista Silva

Uma plataforma desenvolvida por pesquisadores da Fiocruz e da Universidade Federal do Rio de Janeiro vai sinalizar novos surtos de doenças com potencial para causar emergências de saúde.

O projeto Sistema de Alerta Precoce para Surtos com Potencial Epi-Pandêmico, foi lançado  durante a 6ª Conferência Global de Ciência, Tecnologia e Inovação no Rio de Janeiro. A iniciativa tem o apoio do Ministério da Saúde, da Fundação Rockefeller e da Fiocruz, que coorganiza a Conferência este ano.

A plataforma vai permitir que cientistas da saúde rastreiem surtos em estágio inicial, integrando dados coletados do Sistema Único de Saúde com outras fontes de dados de saúde, ambientais e sociodemográficos.

Ana Bento, diretora científica da Iniciativa de Prevenção à Saúde da Fundação Rockefeller, explicou durante a Conferência que, além dos dados oficiais, a plataforma também vai se valer de informações relacionadas à doença nas redes sociais. Ana Bento participou de apresentação no evento que contou com tradução simultânea.

Gestores de saúde vão poder explorar esses dados em um único sistema e, usando inteligência artificial e técnicas de aprendizado de máquina, poderão identificar áreas onde doenças infecciosas, como a dengue, provavelmente podem se espalhar rapidamente.

Após a identificação da área do surto, as equipes de pesquisa coletam amostras de campo para identificar os agentes infecciosos e os cientistas de dados da plataforma integram outros dados para modelar o desenvolvimento do surto e informar as medidas de controle.

Saúde Rio de Janeiro 14/02/2023 – 21:34 Nadia Faggiani / Alessandra Esteves Fabiana Sampaio – Repórter Rádio Nacional Sistema de alertas Fiocruz doenças terça-feira, 14 Fevereiro, 2023 – 21:34 2:18