70% dos pediatras tiveram patrocínio da indústria de fórmulas infantis
A norma determina que fabricantes e distribuidores de fórmulas infantis, leites, alimentos de transição e produtos correlatos não podem conceder patrocínios financeiros ou materiais a pessoas físicas.
Entre as companhias multinacionais de fórmulas infantis, a Nestlé se destacou como a mais citada pelos profissionais de saúde no patrocínio de eventos científicos, seguida da Danone.
O estudo, financiado pelo CNPq e o Ministério da Saúde, contou com a participação de 16 pesquisadores de dez instituições acadêmicas brasileiras, entre elas, a Fiocruz, e nove universidades públicas, além da parceria da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar.
Um dos autores da publicação, o pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz, Cristiano Boccolini, destacou que há um claro conflito de interesse nessa relação de profissionais com a indústria de alimentos infantis, que prejudica o entendimento da importância da amamentação.
Ao todo, entre 2018 e 2019, foram entrevistados 217 profissionais de saúde, quase a metade deles pediatras, em hospitais com maternidade de 6 cidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Ouro Preto, Florianópolis, João Pessoa e Brasília. 1 de cada 3 pediatras disse receber patrocínio para refeições ou festas e quase metade deles foi presenteado com brindes, como canetas, calendários e bloquinhos.
O Conselho Federal de Nutrição informou, por meio da conselheira Lorena Chaves, que é expressamente proibido aos nutricionistas promover marcas, produtos ou relacionar seus nomes com essas marcas e que a formação do profissional reforça que o leite materno é o primeiro que deve ser prescrito.
A empresa Danone afirmou que apoia eventos técnicos seguindo a legislação em vigor e que não oferece qualquer benefício, patrocínio ou incentivos para profissionais de saúde.
A empresa Nestlé, assim como o Conselho Federal de Medicina, também foram procurados sobre o estudo, mas não responderam até o fechamento da reportagem.
Saúde Rio de Janeiro 27/08/2022 – 09:16 Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional aleitamento materno sábado, 27 Agosto, 2022 – 09:16 2:45