Desafios para a Saúde: o uso da tecnologia

O Dia Mundial da Saúde é comemorado todos os anos em 7 de abril para celebrar o aniversário da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948.

A cada ano para esta data, é escolhido um tema que destaca uma área de preocupação prioritária para a OMS. Diante da atual pandemia, o planeta poluído e a incidência crescente de doenças, foi escolhido o tema: Nosso Planeta, Nossa Saúde. O tema é um poderoso lembrete de que a resolução de muitas dessas questões está além da competência exclusiva do setor de saúde e, como consequência, exigirá uma resposta eficaz de todos os governos e abordagens de toda a sociedade.

Em todo o mundo, alguns grupos não só têm acesso limitado a serviços de saúde de qualidade, como também lutam para sobreviver com pouca renda diária, têm pior acesso a condições seguras de moradia e educação de qualidade, menos oportunidades de emprego, desigualdade, e têm pouco ou nenhum acesso a ambientes seguros, água e ar limpos e serviços de saúde e sofrem de insegurança alimentar. Essas condições podem levar a sofrimento desnecessário, doenças evitáveis e morte prematura, além de prejudicar as sociedades e economias.

Desafios para a Saúde: o uso da tecnologia

A pandemia de Covid-19 provocou transformações e exigiu adequações em diversas áreas. Na saúde, viu-se muito esforço de cientistas para combater o vírus e encontrar respostas que proporcionam a prevenção e o tratamento da doença. Um dos caminhos que ganhou força com a crise sanitária foi a teleconsulta que permitiu o atendimento remoto de pacientes em distanciamento social.

Uma consulta virtual com um psicólogo ou um acompanhamento oncológico remoto, são alguns dos serviços que antes estavam muito distantes da realidade da população, principalmente daqueles que gostam de um contato mais próximo com o profissional de saúde. Mas, em tempos de um “novo normal” , esses serviços se tornaram um diferencial frente a quem ainda não aderiu a essa nova forma de atendimento. Usar a tecnologia para desenvolver ferramentas que facilitem o acesso da população a saúde e produtos, oferecendo um atendimento especializado e sem esquecer a humanização, é o desafio de muitas soluções que nasceram para oferecer esses serviços para a população.

 

Referências

Paho – World Health Day

National – World Health Day