1 de abril de 2022

Modelo de Maturidade em Telessaúde

Por Equipe de Comunicação

O que é um modelo de maturidade?

É uma estratégia traçada para que as organizações possam verificar o nível de qualidade das suas estruturas internas e, assim, melhorar a maneira como as rotinas são executadas. Pode-se dizer, portanto, que serve como base para que se investigue como são realizados os processos de gestão, com a identificação de pontos fortes e áreas que devem ser otimizadas. Avaliar a maturidade de processos significa identificar que dentro da instituição os processos se encontram em níveis distintos e cada um pode ser avaliado para identificar qual o seu início no ciclo de melhoria contínua.

Maturidade em Telessaúde

Geralmente considera-se algo maduro quando se atinge o nível mais alto de potencial e quando se está preparado para lidar com situações mais complexas. No entanto, muitas vezes compara-se a maturidade com o tempo de existência. Embora seja verdade que para atingir maturidade é necessário ter tempo, isso não significa que uma organização está mais madura após anos de existência. A maturidade vem da experiência e não da idade. E é aí que reside a oportunidade de maturidade da telessaúde. Embora o processo de progressão de diferentes níveis de maturidade seja comumente representado de maneira sequencial, ele pode ser acelerado se a instituição adotar um bom modelo de maturidade.

Após a crise da Covid-19 a telessaúde passou a fazer parte de organizações de saúde. Algumas instituições perceberam que a telessaúde veio para ficar. Mas como torná-la melhor? O que é necessário para alavancar totalmente o potencial da telessaúde?

É importante aprender e entender as lições de cada etapa do modelo de maturidade. Como a maturidade vem da experiência, ela também não pode ser simplesmente aprendida ou ensinada: a organização precisa realmente viver as experiências para identificar as lições a serem aprendidas em cada estágio.

Projeto Telessaúde Ampliação

O projeto adotou o conceito amplo de maturidade como ‘estado de estar completo, perfeito ou pronto’ para prestar um determinado serviço. Um modelo de maturidade preconiza melhorias no desenvolvimento de processos de negócios, sistemas, tecnologia e organização como um todo. Os sistemas das organizações alcançam seu estado ideal por meio de aperfeiçoamentos sustentáveis de acordo com suas capacidades ao longo do tempo.

O índice de maturidade em telessaúde avalia o nível de adoção das tecnologias e mede o preparo do serviço para garantir segurança e sustentabilidade.

Nosso projeto contempla a identificação do estado da arte dos modelo de maturidade no universo da avaliação em telessaúde e em saúde digital, concebido como uma estrutura para medir e gerenciar o conjuntos dos estágios da sua evolução. Também considera as melhores práticas consolidadas na área, pesquisando as iniciativas existentes e expandindo a visão sobre os fatores-chaves de sistemas de avaliação de maturidade, na perspectiva de definição de critérios para elaboração de indicadores e métricas voltados para a composição de processos de monitoramento e avaliação dos núcleos de telessaúde e saúde digital. O projeto considera aspectos que estejam adaptados a variados contextos do território brasileiro.

Diferentes modelos de maturidade foram propostos nas últimas quatro décadas para a área de telessaúde, diferenciando-se em número de estágios, nos fatores que influenciam e áreas de intervenção, nos aspectos que funcionam como descritores ou variáveis de intervenção caracterizando cada etapa e estabelecendo critérios para atingir determinado estágio de maturidade. Os modelos abordam uma diversidade de áreas de aplicações voltados para avaliações sistêmicas e integradas de gerenciamento de tecnologia da informação e comunicação (TIC).

Dessa forma é relevante examinar os referenciais que englobam os modelos de maturidade, mapeando as composições e estruturas para selecionar e agregar os elementos que os constituem. Essa análise pode explicar os conceitos presentes nos modelos, como se relacionam, seus construtos ou variáveis.

Referências

Modelos de maturidade para Saúde Digital: revisão integrativa

The Telemedicine Service Maturity Model: A Framework for the Measurement and Improvement of Telemedicine Services – dik

HISMM – Hospital Information System Maturity Model: A Synthesis – carvalho et al

Development of maturity model for assessing the implementation of Industry 4.0: learning from theory and practice