Teleducação: Tecnologia que amplia o acesso ao conhecimento na área da saúde
A teleducação é um processo de ensino e aprendizagem à distância mediado por tecnologia de informação e comunicação (TICs).
O serviço pertence ao conjunto de ações de telessaúde que visam contribuir com a educação permanente dos profissionais que atuam prioritariamente na Atenção Primária à Saúde (APS), sem necessariamente afastá-los de suas atividades diárias no território.
Frequentemente registra-se a participação de trabalhadores de outros níveis de atenção, de estudantes e de pessoas interessadas nos temas discutidos. O principal objetivo é possibilitar a qualificação, atualização e educação permanente em saúde.
Vantagens
É uma oportunidade extremamente útil para profissionais de saúde que necessitam estar sempre atualizados mas têm uma agenda conturbada.
Com o auxílio dos treinamentos à distância, os profissionais podem adquirir novos conhecimentos de modo prático e ágil, sem a necessidade de se deslocar até uma instituição de ensino ou estabelecer uma rotina rígida de estudos.
Outra facilidade promovida pela teleducação é que não há necessidade de reunir uma quantidade mínima de alunos para abrir uma nova turma, como acontece na modalidade presencial.
Recursos tecnológicos
A teleducação deve ser utilizada para a designação de otimização de processos, um ambiente que reúne tecnologias para implementar a capacidade educacional, tanto dos métodos
tradicionais como dos cursos à distância.
Vários recursos tecnológicos podem ser utilizados como por exemplo:
- Videoconferência (interações em tempo real);
- Sistemas baseados em internet (Sala de Aula do Futuro, Tutor Online, webconferência);
- Objetos de aprendizagem (vídeos e demais recursos que possibilitam a demonstração demonstrativos de procedimentos educativos, diagnósticos, clínicos, cirúrgicos etc.)
Atividades Síncronas e Assíncronas
As ofertas da teleducação podem ser disponibilizadas de forma síncrona, ao vivo, utilizando o serviço de conferência web da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), sendo a interação dos participantes pelo bate-papo, como no caso das webpalestras; ou no formato assíncrono, por meio das videoaulas, tutoriais e podcast.
realidade aumentada e falaria um pouquinho do metaverso.
Áreas atendidas
Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Assistência Social, Terapia Ocupacional, Veterinária em saúde pública, Educação Física e Gestão Pública em saúde.
Exemplos de Teleducação
- Webaulas;
- Cursos;
- Webcursos autoinstrucionais;
- Segunda Opinião Formativa (SOF);
- Ambientes Virtuais de Aprendizagem (Moodle ou outras ferramentas );
- Objetos de Aprendizagem;
- Fóruns de Discussão Online;
- WebSeminário;
- Tutoriais;
- Podcasts;
- Reunião de Matriciamento;
- BVS – Biblioteca Virtual de Saúde;
- Produção Científica.
O que está vindo por aí?
Realidade Aumentada: A realidade aumentada (RA) consiste na sobreposição de objetos digitais ao mundo real. Para que a RA seja possível, é necessário ter um software e um equipamento capaz de fazer a leitura das imagens (marcadores) no ambiente real e a exibição dos objetos digitais correspondentes. Geralmente, esta interação pode ser feita a partir de aplicativos instalados em um tablet ou smartphone com câmera. O uso da RA aplicada na saúde vem sendo alvo de pesquisas nos últimos anos. Diversos trabalhos estão sendo desenvolvidos com o objetivo de implementar sistemas de visualização com realidade aumentada para fornecer interfaces acessíveis e de fácil utilização que apoiam as intervenções médicas e apresentam informações do paciente.
Metaverso: O metaverso pode ser interpretado como uma internet evoluída, no qual os usuários (via avatares digitais) se encontram e interagem em tempo real. A ideia representa a possibilidade de acessar uma espécie de realidade paralela, em alguns casos ficcional, em que uma pessoa pode ter uma experiência de imersão. Tecnicamente, o metaverso não é algo real, mas busca passar uma sensação de realidade, e possui toda uma estrutura no mundo real para isso. O desenvolvimento de experiências semelhantes ao metaverso na área da saúde pode ser usado para abordar questões como acesso à saúde causado por limitações geográficas ou de mobilidade, uma variedade de aplicativos da área de saúde mental, aplicativos de bem-estar virtual mais engajados e até mesmo desempenhar um papel importante no aumento do sentimento de solidão de idosos e populações mais jovens. Faculdades de medicina já utilizam a realidade virtual para o ensino de disciplinas como anatomia e radiologia. Psiquiatras e psicólogos já usam há algum tempo a realidade virtual para o tratamento de fobias e transtornos do pânico.
Referências
A teleducação como ferramenta de capacitação na atenção primária: relato de experiência
Portaria nº 2.546, de 27 de outubro de 2011
Realidade Aumentada em saúde: uma revisão sobre aplicações e desafios
Por que a Realidade Aumentada está transformando a educação?