16 de março de 2022

Teleducação: Tecnologia que amplia o acesso ao conhecimento na área da saúde

Por Equipe de Comunicação

A teleducação é um processo de  ensino e aprendizagem à distância mediado por tecnologia de informação e comunicação (TICs).

O serviço pertence ao conjunto de ações de telessaúde que visam contribuir com a educação permanente dos profissionais que atuam prioritariamente na Atenção Primária à Saúde (APS), sem necessariamente afastá-los de suas atividades diárias no território.

Frequentemente registra-se a participação de trabalhadores de outros níveis de atenção, de estudantes e de pessoas interessadas nos temas discutidos.  O principal objetivo é possibilitar a qualificação, atualização e educação permanente em saúde.

Vantagens

É uma oportunidade extremamente útil para profissionais de saúde que necessitam estar sempre atualizados mas têm uma agenda conturbada.

Com o auxílio dos treinamentos à distância, os profissionais podem adquirir novos conhecimentos de modo prático e ágil, sem a necessidade de se deslocar até uma instituição de ensino ou estabelecer uma rotina rígida de estudos.

Outra facilidade promovida pela teleducação é que não há necessidade de reunir uma quantidade mínima de alunos para abrir uma nova turma, como acontece na modalidade presencial.

Recursos tecnológicos

A teleducação deve ser utilizada para a designação de otimização de processos, um ambiente que reúne tecnologias para implementar a capacidade educacional, tanto dos métodos
tradicionais como dos cursos à distância.

Vários recursos tecnológicos podem ser utilizados como por exemplo:

  • Videoconferência (interações em tempo real);
  • Sistemas baseados em internet (Sala de Aula do Futuro, Tutor Online, webconferência);
  • Objetos de aprendizagem (vídeos e demais recursos que possibilitam a demonstração demonstrativos de procedimentos educativos, diagnósticos, clínicos, cirúrgicos etc.)

Atividades Síncronas e Assíncronas

As ofertas da teleducação podem ser disponibilizadas de forma síncrona, ao vivo, utilizando o serviço de conferência web da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), sendo a interação dos participantes pelo bate-papo, como no caso das webpalestras; ou no formato assíncrono, por meio das videoaulas, tutoriais e podcast.

realidade aumentada e falaria um pouquinho do metaverso.

Áreas atendidas

Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Assistência Social, Terapia Ocupacional, Veterinária em saúde pública, Educação Física e Gestão Pública em saúde.

Exemplos  de Teleducação

  • Webaulas;
  • Cursos;
  • Webcursos autoinstrucionais;
  • Segunda Opinião Formativa (SOF);
  • Ambientes Virtuais de Aprendizagem (Moodle ou outras ferramentas );
  • Objetos de Aprendizagem;
  • Fóruns de Discussão Online;
  • WebSeminário;
  • Tutoriais;
  • Podcasts;
  • Reunião de Matriciamento;
  • BVS – Biblioteca Virtual de Saúde;
  • Produção Científica.

O que está vindo por aí?

Realidade Aumentada:  A realidade aumentada (RA) consiste na sobreposição de objetos digitais ao mundo real. Para que a RA seja possível, é necessário ter  um software e um equipamento capaz de fazer a leitura das imagens (marcadores) no ambiente real e a exibição dos objetos digitais correspondentes. Geralmente, esta interação pode ser feita a partir de aplicativos instalados em um tablet ou smartphone com câmera. O uso da RA aplicada na saúde vem sendo alvo de pesquisas nos últimos anos. Diversos trabalhos estão sendo desenvolvidos com o objetivo de implementar sistemas de visualização com realidade aumentada para fornecer interfaces acessíveis e de fácil utilização que apoiam as intervenções médicas e apresentam informações do paciente.

 

 

Metaverso: O metaverso pode ser interpretado como uma internet evoluída, no qual os usuários (via avatares digitais) se encontram e interagem em tempo real. A ideia representa a possibilidade de acessar uma espécie de realidade paralela, em alguns casos ficcional, em que uma pessoa pode ter uma experiência de imersão. Tecnicamente, o metaverso não é algo real, mas busca passar uma sensação de realidade, e possui toda uma estrutura no mundo real para isso. O desenvolvimento de experiências semelhantes ao metaverso na área da saúde pode ser usado para abordar questões como acesso à saúde causado por limitações geográficas ou de mobilidade, uma variedade de aplicativos da área de saúde mental, aplicativos de bem-estar virtual mais engajados e até mesmo desempenhar um papel importante no aumento do sentimento de solidão de idosos e populações mais jovens. Faculdades de medicina já utilizam a realidade virtual para o ensino de disciplinas como anatomia e radiologia. Psiquiatras e psicólogos já usam há algum tempo a realidade virtual para o tratamento de fobias e transtornos do pânico.

 

 

 

Referências

A teleducação como ferramenta de capacitação na atenção primária: relato de experiência

Portaria nº 2.546, de 27 de outubro de 2011

A Telessaúde como estratégia para o fortalecimento da Atenção Básica à Saúde no enfrentamento da COVID-19 no Estado da Bahia

Realidade Aumentada em saúde: uma revisão sobre aplicações e desafios

Por que a Realidade Aumentada está transformando a educação?

Como será a educação aplicada a um metaverso