Você sabe o que é Teleconsulta?
A telessaúde envolve a transferência de informações de saúde entre locais distantes por meio de tecnologias de informação e comunicação, sendo considerada uma alternativa para melhorar o cuidado à saúde nos países em desenvolvimento, e em regiões de baixa densidade populacional ou com acesso limitado a serviços de atenção à saúde.
No Brasil, nota-se uma importante evolução da telessaúde, principalmente na última década, com o aumento de incentivos destinados à pesquisa bem como por meio de ações governamentais como o “Programa Telessaúde Brasil”.
Devido à pandemia da Covid-19 , o Brasil regulamentou a teleconsulta a fim de realizar atendimentos remotos, eletivos e de rotina, evitando o colapso do Sistema Único de Saúde (SUS). É importante salientar que a Lei nº 13.989, de 15 de abril de 2020, dispõe sobre o uso da telemedicina durante a crise causada pelo novo coronavírus, assegurando o direito de a telemedicina validar prescrições médicas e regulamentando as profissões da área da saúde para que possam ser exercidas de forma virtual.
Teleconsulta
A teleconsulta consiste na aplicação da tecnologia para enviar serviços de saúde à distância, conectando profissional/paciente ou profissional/profissional a fim de fornecer serviços educacionais, de prevenção, diagnóstico ou intervenção. Este tipo de consulta à distância pode reduzir custos diretos e indiretos dos atendimentos, além de facilitar o acesso de populações geograficamente isoladas aos serviços de saúde especializados. Também contribui para reduzir a disparidade entre necessidade e disponibilidade de profissionais e serviços. A teleconsulta pode utilizar diferentes tecnologias para mediar a comunicação entre o profissional de saúde e o paciente localizados em espaços geográficos diferentes. A implementação dessa ferramenta tem sido incentivada em diversos países, sob a alegação de seu potencial em superar distâncias, oferecendo cuidados em saúde em menor tempo, com redução de custos e da carga de trabalho.
Benefícios
Os principais benefícios da Teleconsulta incluem:
- menor demanda por consultas presenciais, com possibilidade de gerenciamento da carga de trabalho dos médicos, permitindo uma reorganização dos sistemas;
- permite superar barreiras de distância, de maneira flexível e conveniente para os pacientes;
- contribui para a continuidade do cuidado;
- autonomia do paciente e
- economia de recursos.
Limitações
- incapacidade de realizar o exame físico, e por essa razão ela não é recomendada para a primeira consulta;
- dificuldades técnicas e de comunicação para cada meio de comunicação e sua inadequação para determinados grupos de pacientes;
- segurança, tanto dos dados quando da precisão do diagnóstico e da precisão clínica;
- aceitação dos pacientes e profissionais e
- necessidade de mudanças organizacionais.
Referências
Teleconsulta: uma Revisão Integrativa da Interação Médico-Paciente Mediada pela Tecnologia
Diferença entre teleconsulta, telemonitoramento e teleconsultoria