Centro Pioneiro de Treinamento em Cirurgia Robótica do SUS abre as portas no RJ no INCA

Evento durante o Novembro Azul também marca avanços em pesquisa e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) dará um importante passo na modernização do Sistema Único de Saúde (SUS) na próxima segunda-feira, 17 de novembro, com a inauguração do Centro de Treinamento e Pesquisa em Robótica em sua sede na cidade do Rio de Janeiro, RJ. Trata-se da primeira instância nacional do SUS dedicada à formação e certificação de profissionais em cirurgia robótica, integrando ensino, pesquisa e assistência. O lançamento ocorrerá durante as comemorações do Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem.
A iniciativa reforça o papel do INCA como referência nacional no combate ao câncer de próstata, uma das neoplasias mais comuns entre a população masculina. Segundo estimativas do Instituto, o Brasil registrou 71.730 novos casos da doença em 2023. No estado do Rio de Janeiro, esse tipo de tumor é o de maior incidência, representando nove a cada dez diagnósticos.
Inovação e Pesquisa para Diagnóstico Precoce
Além da inauguração do centro, o INCA apresentará durante o evento projetos de pesquisa apoiados pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon). Um dos destaques é um estudo inédito no país que fará a caracterização genética de pacientes brasileiros com câncer de próstata, utilizando sequenciamento genômico completo para identificar mutações relacionadas à doença. A pesquisa analisará três grupos: homens com hiperplasia prostática (sem câncer), com câncer de baixo grau e com câncer de alto grau.
“Estamos avançando em várias frentes: na prevenção, no diagnóstico e na qualificação do tratamento. O Centro de Treinamento Robótico é parte de um esforço maior para garantir que o SUS esteja na vanguarda tecnológica, sem deixar de lado a nossa principal missão, que é salvar vidas”, afirmou o diretor-geral do INCA, Roberto Gil.
Tecnologia de Ponta a Serviço do SUS
Pioneiro na realização de cirurgias robóticas no SUS desde 2012, com mais de 2.050 procedimentos realizados, o INCA agora amplia sua capacidade com o novo robô Da Vinci XI. O equipamento possui três consoles cirúrgicos e um simulador de realidade virtual (SIM Now), que permite o treinamento de cirurgiões em um ambiente seguro e realista.
O centro é o único do SUS com certificação reconhecida pela fabricante Intuitive, garantindo formação oficial e especializada. A expectativa é capacitar 15 novos cirurgiões por ano, que receberão dupla titulação em sua área médica e em cirurgia robótica.
“A robótica trouxe precisão, segurança e menor tempo de recuperação para o paciente oncológico. E, ao mesmo tempo, tornou-se uma ferramenta de aprendizado e pesquisa. Essa é a essência do nosso novo centro: unir tecnologia e conhecimento para transformar o cuidado em câncer no SUS”, explicou o urologista Franz Campos, coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do INCA.
A cirurgia robótica permite movimentos com maior precisão e amplia o campo visual do cirurgião em até dez vezes. Por ser minimamente invasiva, reduz o risco de complicações, a dor, o tempo de internação e os custos hospitalares, favorecendo a recuperação dos pacientes.
Experiência e Futuro
A expertise do INCA é consolidada pelo seu Centro de Diagnóstico do Câncer de Próstata, que realiza 3.000 biópsias transretais por ano sob sedação, e por 13 anos de experiência em prostatectomia robótica – técnica recentemente aprovada para incorporação pelo SUS. Com o novo centro de treinamento, o Instituto se qualifica para auxiliar o Ministério da Saúde na implementação da cirurgia robótica no país, visando o tratamento curativo do câncer de próstata em fases iniciais e localmente avançadas.
Serviço:
Data: 17 de novembro (segunda-feira)
Horário: 10h30
Local: Auditório Moacyr Santos Silva, 8º andar do INCA (Praça Cruz Vermelha, 23) , Centro, Rio de Janeiro, RJ