19 de outubro de 2025

SAÚDE DIGITAL NA FIOCRUZ: O SISAP-IDOSO, um projeto estratégico para população envelhecida brasileira

Por angelica-silva

O SISAP-Idoso (Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso) é uma iniciativa conjunta da Fiocruz e do Ministério da Saúde que visa fortalecer a gestão da saúde da população idosa no Brasil. A ferramenta foi lançada em comemoração ao Dia Nacional e Internacional da Saúde do Idoso, em 1º de outubro.

 É um sistema online de consulta pública que reúne indicadores de saúde, legislação, políticas públicas e programas voltados ao idoso, que permite o acompanhamento da implementação e avaliação de políticas de saúde para idosos em níveis federal, estadual e municipal.

 Seus objetivos principais são apoiar gestores e profissionais de saúde no planejamento de ações, monitorar doenças e situações críticas em tempo real, como surtos em regiões específicas e sistematizar dados para o SUS, como o Pacto pela Vida e outros instrumentos de gestão.

Tem como funcionalidades a atualização colaborativa com municípios, que recebem treinamento para alimentar o sistema, um mapa interativo de indicadores e dimensões como serviços de saúde, morbidade hospitalar, mortalidade e qualidade da informação.

Tem uma relevância ímpar pois o Brasil tem hoje cerca de 30 milhões de idosos, número que deve chegar a 32 milhões em 2025. O segmento dos “muito idosos” (acima de 80 anos) é o que mais cresce proporcionalmente.

O SISAP-IDOSO faz parte da lista de projetos, ações e atividades em saúde digital realizadas no âmbito da Fiocruz.

Fonte: Saúde Digital na Fiocruz – Relatório do Grupo de Trabalho de Informação e Saúde Digital (Junho 2025)