24 de setembro de 2025

FIocruz promove HackGirls 2025: tecnologia e ciência para transformar a vida de meninas de comunidades

Por Sonia Mendes

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realiza, nos dias 15, 16 e 17 de outubro, o projeto HackGirls 2025, uma maratona cívica-tecnológica voltada para alunas do ensino médio de escolas públicas, moradoras de territórios urbanos vulneráveis. O evento acontecerá em três locais: Fiocruz (Manguinhos), Nave do Conhecimento (Triagem) e Porto Maravalley.

🌟 Iniciativa transformadora
O HackGirls promove uma imersão de três dias em Arte, Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo de apoiar meninas na criação de soluções tecnológicas para desafios de saúde enfrentados por mulheres. As participantes terão contato direto com cientistas da Fiocruz e outras instituições, além de receberem capacitação em letramento digital e tecnologias emergentes.

🎯 Objetivos do projeto
– Estimular vocações científicas e tecnológicas
– Desenvolver protótipos voltados à saúde da mulher
– Promover cidadania digital e geração de renda
– Valorizar os saberes das meninas em seus contextos sociais

🧠 Quem pode participar
O público-alvo são meninas cis, trans e não binárias matriculadas no ensino médio de escolas públicas do Rio de Janeiro. As inscrições devem ser feitas em equipes de 5 a 6 alunas, acompanhadas por um(a) professor(a). É obrigatório apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19 (mínimo duas doses).

🤝 Apoio institucional
O HackGirls conta com patrocínio da Prefeitura do Rio, Deloitte, Accenture e Globo, via Lei do ISS. Também recebe apoio da Dataprev, CEFET/RJ, FAPERJ, SEEDUC e do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação.

📝 Inscrições
As inscrições estão abertas no site oficial do evento: https://bit.ly/HackGirlsBR