Fittipaldi ALM, O’Dwyer G, Henriques P. Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde. Interface (Botucatu). 2021; 25: e200806 https://doi.org/10.1590/interface.200806
8 de junho de 2022

Ministério lança iniciativa para mapear práticas de educação na saúde

Por Angélica Baptista Silva

Uma ferramenta que vai auxiliar no monitoramento da educação em saúde no Brasil foi lançada nesta terça-feira (07), pelo Ministério da Saúde. A ideia é permitir melhor análise do já existente SIMAPES, Sistema de Mapeamento, que agora tem os Painéis Dinâmicos. Com isso, vai ser possível coletar, analisar e disponibilizar informações sobre cursos técnicos e de graduação na área.

Desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal de Goiás, os painéis abrangem, inicialmente, os cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem. A plataforma deve mostrar a relação entre a oferta desses cursos e de campos de prática, para a formação de profissionais de saúde. Também deve fornecer dados sobre a capacidade instalada do SUS.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, criticou a criação, sem critérios, de cursos de medicina, pelo país, sobretudo privados e sem estrutura adequada para o treinamento e a formação dos profissionais. Por isso, ele defende a importância dos dados, para melhor avaliar a distribuição de estruturas e dos cursos.

Queiroga ainda destacou a importância de uma melhor distribuição nas especialidades médicas, a partir da avaliação do SIMAPES. Segundo o ministro, as especialidades escolhidas costumam se concentrar em poucas áreas, deixando o SUS deficitário em outras.

Marcelo Queiroga defendeu que é preciso reavaliar o currículo dos cursos de enfermagem e avaliar a necessidade de fornecer a esses profissionais mais autonomia nos procedimentos em unidades de saúde, como ocorre em outros países.

Criado em 2020, o SIMAPES permite observar a estrutura necessária para melhorias na qualidade dos cursos técnicos e de graduação na saúde; a situação das instalações adequadas para o funcionamento dos cursos; implementar mudanças no currículo, e analisar a aprendizagem dos futuros profissionais.

O SIMAPES está integrado a cinco importantes banco de dados: Ministério da Educação, IBGE, Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde e sistema de atenção básica do SUS, Sistema Único de Saúde.

Fonte: Saúde Brasília 07/06/2022 – 17:05 Nádia Faggiani / Guilherme Strozi Sayonara Moreno – Repórter da Rádio Nacional Educação saúde simape terça-feira, 7 Junho, 2022 – 17:05 183:00

Fonte da imagem: Fittipaldi ALM, O’Dwyer G, Henriques P. Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde. Interface (Botucatu). 2021; 25: e200806 https://doi.org/10.1590/interface.200806