6 de fevereiro de 2022

Anvisa aprova registro de primeiro tratamento gênico para câncer

Por Angélica Baptista Silva

O primeiro registro sanitário para um produto destinado ao tratamento de câncer hematológico, que afeta o sangue, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quarta-feira.

Chamado de Kymriah, o produto faz parte de um geração de novas terapias gênicas que combatem o câncer grave. O tratamento envolve a coleta e a modificação de células imunes dos pacientes oncológicos.

O produto da empresa suíça Novartis realiza a terapia em células T de receptores de antígenos químicos, chamadas de células CAR-T.

As células T são linfócitos de defesa do organismo para combater e catalogar diferentes infecções, inclusive o câncer. Já as células CAR-T, utilizadas no tratamento, são alteradas em laboratório para reconhecerem os produtos químicos da terapia.

Funciona assim: Após a coleta das células do paciente, a amostra é encaminhada para um laboratório de fabricação e então modificadas geneticamente, onde incluem um novo gene com a proteína CAR-T.

Depois, as células T são direcionadas a atacar as células cancerígenas. Após esse passo, as células são cultivadas e formuladas para compor o produto que será inserido no paciente.

De acordo com o registro aprovado pela Anvisa, o tratamento com este produto é mais uma alternativa para pacientes oncológicos graves com terapias limitadas. Ele possui taxas de remissão e sobrevivência promissora e pode ser utilizado em crianças e adultos.

*Com supervisão de Raquel Mariano

Saúde Brasília 24/02/2022 – 08:50 Raquel Mariano / GT Passos Igor Cardim* – Estagiário da Rádio Nacional Tratamento Câncer genético quinta-feira, 24 Fevereiro, 2022 – 08:50 1:49